Alergia: o que é, Tipos, Sintomas, Causas e Tratamentos

Dra Fernanda Almeida - Alergia e Imunologia, Pediatria Geral

Certos compostos (cafeína e epinefrina, por exemplo) jamais causam Alergia medicamentosa; outros (feniletilidantoína, por exemplo) manifestaram-se demasiadamente alergênicos para uso humano. Alergia a medicamentos: nesse tipo de alergia, a pessoa não pode fazer uso de alguns medicamentos que podem desencadear uma reação alérgica e às vezes pode levar à morte. Se uma pessoa alérgica for exposta a uma grande quantidade de alérgeno, ou se tiver uma alergia muito grave, essa pessoa pode desenvolver uma reação grave em todo o corpo que pode ser fatal. Sem respirar adequadamente e com fluxo sanguíneo debilitado, a pessoa pode morrer em poucos minutos. Imediatas: surgem 30 minutos após a administração do fármaco e não apresentam infiltração celular. Em sua forma mais grave, a anafilaxia poderá causar morte por obstrução da passagem aérea ou colapso cardiovascular dentro de poucos minutos da exposição à droga. O médico, especialista em alergia e imunologia clínica, é o profissional mais capacitado para realizar este procedimento. Esse profissional atende pelo nome de alergologista, um médico que previne e trata as doenças do sistema imunitário, que comprometem as defesas do nosso corpo.

A grande dica para evitar esse tipo de transtorno é consultar um médico sempre antes de tomar algum remédio. Esse sistema imunológico é capaz de reconhecer suas próprias macromoléculas e identificar o ingresso de macromoléculas estranhas chamadas de antígenos. Porquanto estes terapêuticos são não raro quimicamente inertes, eles geralmente requerem ativação por metabolismo ou por luz solar (foto-Alergia) antes de servir de haptenos na formação de antígenos. Caso contrário, qualquer infecção que sofremos ao longo das nossas vidas (uma gripe ou um resfriado) poderia ter consequências fatais ao não encontrar resistência à sua progressão. Este tipo de medicamento é seguro, tem atuação rápida e eficaz, podendo ser usada em qualquer ida- de. Tardias: Aparecem com um retardo de três ou mais dias após a administração do medicamento. Nos primeiros onze meses deste ano, a UPA Zona Leste atendeu 1.429 pacientes com diagnóstico para alergias, sendo as mais comuns a dermatite de contato e a reação a alimentos. Em crianças maiores e adolescentes, após tentar o tratamento com omeprazol por pelo menos seis meses sem resposta clínico-histológica, deve-se tentar fazer a exclusão, inicialmente do leite de vaca, mas outros alimentos podem estar envolvidos na patogenia da esofagite eosinofílica, como ovo, trigo, soja, amendoim e peixes/crustáceos.

Os alimentos mais relacionados com o surgimento de alergias são ovo, leite de vaca, trigo, soja e frutos do mar. E por mais que boa parte delas surja e seja superada durante a infância, uma parte considerável afeta diretamente os adultos. Trata-se de condição que afeta grande parte da população brasileira, Tratamento dos Espasmos Musculares e o que acontece é que há fatores genéticos que nos tornam predispostos a termos essa condição, mas são os fatores ambientais que atuam como desencadeantes. No caso da alergia, no entanto, essa resposta é exagerada, e nosso corpo começa a desenvolver uma estratégia de defesa para substâncias inofensivas e toleráveis pela maior parte da população, como pólen e ácaros. Alergia e sistema de defesa tem tudo a ver. Todos nós temos um sistema de reconhecimento e defesa em nossos corpos, que é chamado de sistema imunológico. “O método não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O dia 8 de julho está marcado no calendário da saúde como o Dia Mundial da Alergia. A intolerância à lactose pode resultar em sintomas intestinais como distensão abdominal e diarréia. Os principais sinais e sintomas da Alergia do tipo I compreendem o trato gastrointestinal (cólica e diarréia), pele e membranas de mucosas (eritema, urticária, edema angioneurótico), pulmões (broncoconstrição) e vasos sanguíneos (vasodilatação, permeabilidade aumentada).

As substâncias químicas liberadas nesse processo provocam contração dos bronquíolos e dilatação dos vasos periféricos, que acabam culminando em uma queda de pressão. Algumas substâncias presentes em remédios podem causa reações adversas, muitas vezes caracterizadas como alergia medicamentosa. O sistema imunológico é composto de células, substâncias chamadas anticorpos e muitos outros componentes. Não estão relacionadas diretamente com os anticorpos circulantes, apresentam infiltração celular, principalmente do tipo mononuclear. Estabelecem ainda que “as análises de IgE específica são muito úteis para detetar a presença de anticorpos IgE específicos, indicando a existência de sensibilização alérgica. Nas Alergias do tipo I (mais adiante) a reação é iniciada quando um antígeno se combina com IgE na membrana do mastócito ou basófilo. As imunoglobulinas humanas são divididas de acordo com suas características físico-químicas em IgG, IgA, IgM, IgF, IgD, e IgE. O tratamento da alergia na pele deve ser feito com orientação do dermatologista ou alergologista, e varia de acordo com a causa, o tipo de alergia na pele e intensidade dos sintomas. O médico alergista e dermatologista é essencial na prevenção, no diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *